ECO-CONDUÇÃO: GUIA DE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

 

Ao adotar hábitos de condução mais eficientes a nível ecológico, os condutores conseguem tirar maior partido das capacidades dos seus veículos, optimizar consumos, reduzir a poluição e ruído e contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviário.

Dicas para reduzir o consumo de combustível:

1. Na escolha do carro tenha em conta: o tipo de combustível, a potência, a indicação dos consumos e das emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção do veículo. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário.

2. Ligue o motor do carro apenas imediatamente antes do início da viagem e desligue o carro sempre que fique imobilizado mais do que um minuto e Conduza a uma velocidade o mais constante possível evitando acelerações/desacelerações e travagens bruscas. Nas descidas de acentuada inclinação, deve manter o veículo engrenado numa mudança compatível (travar com o motor.

3. Use a relação de caixa de velocidades mais alta possível e cumpra os limites de velocidade. Adapte a velocidade do veículo ao tráfego e evite mudar de via de trânsito e escolha o melhor percurso nas deslocações e tente antecipar o fluxo de trânsito.

4. Evite transportar bagagens no tejadilho da viatura e retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros.

5. Evite usar o automóvel em deslocações curtas. Poupa combustível e contribui para o seu bem-estar

6. Verifique, todos os meses, a pressão dos pneus e mantenha o veículo afinado e verificando o nível do óleo com regularidade.

 

Fonte: IMTT