ZF INVESTE EM PORTUGAL

A ZF, empresa que detém as marcas SACHS e LEMFORDER, parceiras TOPCAR, acaba de anunciar um forte investimento em Ponte de Lima.

O novo centro do grupo ZF,  líder mundial em componentes automóveis, está vocacionado para o desenvolvimento, prototipagem e teste de módulos de airbag e componentes têxteis. Dará ainda apoio a um programa de pré-desenvolvimento de airbags com sistemas de adaptação passiva – uma iniciativa parcialmente financiada por uma subvenção no âmbito do programa “Portugal 2020” liderado pelo Governo Português.

Com esta nova localização, em Ponte de Lima, a ZF terá um centro de I+D de Sistemas de Segurança de Ocupantes em dois locais no Norte de Portugal, o primeiro dos quais foi inaugurado em Vila Nova de Cerveira em 2001. O centro de engenharia de Vila Nova de Cerveira continua a estar dedicado ao desenvolvimento de airbags e volantes do condutor, que também visa a promoção de atividades de produto e do processo mais próximas da unidade de produção no mesmo local.

Norbert Kagerer, Vice-Presidente Sénior de Engenharia e Gestão de Projetos da divisão Sistemas de Segurança de Ocupantes da ZF TRW, afirmou: “A abertura do nosso novo centro de engenharia em Ponte de Lima irá abrir uma riqueza de oportunidades e capacidades para I+D de airbag em Portugal. Beneficiamos de uma excelente força de trabalho com cerca de 60% dos nossos colaboradores provenientes da Universidade do Minho, especializados em áreas como costura, materiais e técnicas de união para ajudar a controlar as perdas de gás após a abertura do airbag. Essas capacidades são fundamentais à medida que nos esforçamos para melhorar ainda mais a adaptabilidade dos airbags às características físicas dos ocupantes “.

A ZF emprega atualmente 100 funcionários dedicados à investigação e desenvolvimento de Sistemas de Segurança de Ocupantes no Norte de Portugal e espera receber mais 30 técnicos e engenheiros em 2017.

A ZF é líder mundial em tecnologia de transmissão e chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa tem uma força de trabalho global de cerca de 137.000 pessoas com aproximadamente 230 localizações em cerca de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas de aproximadamente 35 bilhões de euros (números preliminares).  A ZF investe anualmente cerca de 5% das suas vendas em Investigação e Desenvolvimento garantindo o sucesso contínuo através do design e engenharia de tecnologias inovadoras. A ZF é um dos maiores fornecedores da indústria automóvel do mundo.

 

Fonte: Rádio Alto Minho

Fecha: 
Segunda, Fevereiro 20, 2017